quarta-feira, 4 de julho de 2012

A União Faz a Força

No outono, quando se vê bandos de gansos voando rumo ao sul, formando um grande “v”  no céu, fica a dúvida: Será que a ciência descobriu o porquê de voarem desta forma?  Sabe-se que quando cada pássaro bate as asas, move o ar para cima, ajudando a  sustentar a ave imediatamente atrás.

Ao voar em “v”, o bando se beneficia de, pelo menos, 71% a mais de força de vôo, do que  uma ave voando sozinha. Pessoas que caminham na mesma direção, têm os mesmos interesses podem aprender com esse exemplo…

Podem atingir seus objetivos mais rapidamente se trabalharem em grupo, pois vão  caminhar beneficiando-se de um impulso mútuo.  Sempre que um ganso sai do bando, sente subitamente o esforço e a resistência
necessários para continuar voando sozinho.

Rapidamente, ele entra outra vez em formação para aproveitar o deslocamento do ar  provocado pela ave que voa imediatamente a sua frente. Se tivéssemos o mesmo sentido  dos gansos, a gente se manteria em formação, firmes e diretos, com os que lideram o  caminho para onde também desejamos seguir.

Quando o ganso líder se cansa, ele muda de posição, dentro da formação, e outro ganso  assume a liderança. Vale a pena nos revezarmos em tarefas difíceis e isto serve tanto  para as pessoas quanto para os gansos que voam rumo ao sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ola?galera passem por aqui e deixei sua mensagem também junto seus comentários.
Att